sábado, 9 de novembro de 2013

ENFOQUE SOCIAL - ACIDÁLIA LISBOA



                                         Enfoque Social

                                                                             Acidália Lisboa





                       Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
Quando ao adentrar, pela primeira vez, pelos salões clássicos, refinados e culturais que abrigam o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, confesso que naquele instante todo aquele movimento da Cultura Mineira me envolveu de tal maneira..., que ao receber a “Medalha Israel Pinheiro”, mérito concedido a personalidades que valorizam, aprimoram e divulgam a Cultura Cívica... me senti muito minúscula, entretanto com uma admiração, que aumenta a cada instante... principalmente a cada convite que recebo deste Sodalício.  O Convívio com as personalidades ilustres que integram esta Casa do Saber modifica o nosso pensamento, aguça mais ainda a nossa curiosidade sobre a nossa História e nos propõe a uma evolução social e filosófica. 



                                             Manifesto dos Mineiros
Realizou-se no dia 26 de Outubro uma Sessão Especial onde os Acadêmicos do IHGMG, juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais e o Instituto dos Advogados de Minas Gerais, para uma Homenagem aos 70 Anos do Manifesto dos Mineiros, bem como o lançamento da “Medalha Comemorativa da Efeméride”. Nesta Solenidade usaram da palavra Dr. Wagner Colombarolli, Presidente do IHGMG, Dr. Luís Cláudio da Silva Chaves, Presidente da OAB – MG e o Dr. Luís Ricardo Gomes Aranha.  O lançamento da Medalha Comemorativa ficou a cargo do seu idealizador, Juiz Marcos Henrique Caldeira Brant e finalizando todo o Cerimonial ouvimos a palavra do Orador Oficial da Cerimônia, Dr. Jorge Lasmar, D.D. Presidente Emérito daquela Literária. 

                                     Dr. Jorge Lasmar... Presidente Emérito do IHGMG

                   Extensões dos 70 Anos do “Manifesto dos Mineiros”
Além do IHGMG, esta grande data foi comemorada por outros segmentos Governamentais Mineiros – Sede da Imprensa Oficial – MG, Assembleia Legislativa-MG, Cidade Administrativa que contou com a presença do nosso Governador Antonio Anastásia. Nesta Cerimônia foi lançado o Selo Comemorativo pelos Correios e mega exposição... além de “Mostras” sobre os Memoriais e registros contemporâneos do Tribunal de Justiça. Todo o Evento foi ponteado por personalidades ligadas ao Universo Acadêmico e Judiciário... convidados muito especiais.



 Dr. Wagner Colombarolli... Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais

         ENCONTRO NO "ANTONIO" - Beco da Tecla -
 com os Acadêmicos do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais





                                           Agradecimento
Agradeço penhoradamente não só aos convites que tenho recebido deste memorável Sodalício... como também pelas indicações e proposições  dirigidas ao meu nome para agraciamento de Medalhas e Comendas...  vindas pelas mãos do ilustre Historiador  Dr. Jorge Lasmar e do Presidente do IHGMG Dr. Wagner Colombarolli, esta personalidade Mineira que ora rege os destinos deste “Monumento da Cultura Mineira”. 
A Colunista mais uma vez se sente Honrada e agradecida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.